• janeiro 13, 2022
  • Dra. Mayra Fernanda
  • 0

A importância da atenção dos pais quanto ao nascimento do primeiro molar permanente

O primeiro molar permanente é o primeiro dente “de adulto” a nascer na boca da criança. Sua aparição pode ocorrer entre os 5-7 anos de idade (tudo depende do desenvolvimento individual da criança).

Deve-se ter cuidado para não confundir o 1º molar permanente com um molar decíduo (dente de leite). Por isso a importância de levar seu filho periodicamente ao Odontopediatra.

A atenção redobrada em cima desse dente é porquê é o primeiro dente permanente a cariar na boca se não houver cuidado, pois os pais desconhecem seu aparecimento, confundindo-o com um dente de leite. Além disso, o primeiro molar permanente é a chave de oclusão, servindo de guia para que um bom encaixe aconteça entre todos os outros dentes (os de cima com os de baixo).

Os molares permanentes possuem uma anatomia um pouco diferenciada do molar decíduo. O risco para cárie dentária no permanente é maior devido a riqueza de sulcos e fissuras em sua oclusal, aumentando o acúmulo de restos alimentares, assim aumentando o número de bactérias cariogênicas.

molar decíduo e molar permanente anatomia oclusal
Diferença anatômica entre o molar permanente e o molar decíduo aumenta a atenção quanto a sua higienização.

Alguns pais carregam informações herdadas de geração e geração que não é preciso se preocupar com os dentes decíduos, pois os mesmos irão cair, e é aí que o problema de saúde bucal se inicia logo na primeira infância.

Uma criança que não possuí o hábito de escovar bem os dentes, onde a dieta é rica em sacarose (açúcar favorito para as bactérias que causam a cárie) não irá mudar esse hábito de uma hora para outra. Uma criança que não for bem acompanhada por um Odontopediatra não só terá cárie nos dentes decíduos, como também terá cárie nos dentes permanentes.

E o mais grave: perder um dente permanente (o primeiro molar permanente) por cárie dentária antes dos 10 anos de idade!

O dever do Odontopediatra não é somente acompanhar seu filho desde seu primeiro dia de vida, mas também ser seu guia quanto ao conhecimento de eventos que podem ocorrer na boca do seu filho, como: saber a quantidade de dentes de leite a nascer, quando eles irão cair, quando nascerá os dentes permanentes, e quando algo é normal e quando algo não é normal e é necessário redobrar a atenção. Os pais precisam de conhecimento para estarem presentes e saber passar as informações para o Odontopediatra.

Se houver esse intercâmbio de conhecimento entre pais e o profissional da saúde, a saúde bucal do seu filho sempre estará em boas mãos, portanto, sempre busquem por profissionais especializados e atualizados.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Toda criança possuí um total de 20 dentes na boca.

Esses dentes precisam estar presentes em cima e em baixo!

O MOLAR PERMANENTE NÃO SUBSTITUI NENHUM MOLAR DECÍDUO!

O e o 2º molar permanente são os únicos dentes que não SUBSTITUEM nenhum dente decíduo (de leite).  Enquanto os outros dentes como incisivos decíduos, caninos decíduos e molares decíduos são substituídos por seus sucessores permanentes (quem substituí os molares decíduos são os pré-molares permanentes). NÃO EXISTE pré-molar decíduo.

Claro que esse número irá se alterar quando os dentes permanentes começarem a nascer, e é exatamente por isso que é necessário um acompanhamento com um especialista para que os pais fiquem de olho para qualquer anormalidade.

GLOSSÁRIO