• maio 11, 2021
  • Dra. Mayra Fernanda
  • 0

Momento “De Olho no Pimpolho”: já percebeu se o dente de leite de seu filho caiu? Entenda a ordem de erupção dos dentes permanentes!

Observar o nascimento dos dentes permanentes (de “adulto”) em seu filho é tão importante quando observar o nascimento dos dentes de leite na primeira infância. Como muitas vezes dito, os dentes de leite são guias para o nascimento dos dentes permanentes, e caso haja a perca precoce de algum dentinho de leite, ou até, a demora de sua exfoliação (processo natural onde a raiz do dente de leite é “comido” dentro do osso para facilitar sua queda) o dente permanente é quem sempre sofrerá alterações em seu processo de nascimento na cavidade bucal.

Alguns pais se preocupam com a fase da troca de dentição por conta da discrepância de tamanho entre o dente permanente e o dente de leite. Mas isso é completamente normal! Conforme a criança cresce e se desenvolve aquele “dentão” finalmente fica proporcional ao tamanho da cabeça da criança na adolescência.

Essa fase é uma das mais cruciais para levar seu filho para o Odontopediatra, pois o mesmo saberá o momento certo de encaminhar seu filho a um Ortodontista se necessário. Há dentinhos de leite que são teimosos, e muitas vezes porquê dentro do osso é o dente permanente que está no lugar errado. Outras vezes, há casos de agenesias (quando um dente em específico nunca se desenvolveu, ele simplesmente não existe), por conta disso, é de suma importância que o pais fiquem de olho nos dentinhos de leite e também no nascimento dos dentes permanentes. Abaixo vocês podem conferir uma tabelinha com as médias das idades da queda dos dentinhos de leite:

Ordem da erupção e queda dos dentes de leite não devem ser levados a ferro e fogo! Cada criança tem seu desenvolvimento individual.

E a atenção precisa ser redobrada na fase dos 6-8 anos, pois é nessa idade que o primeiro dente permanente está nascendo na criança (e muitas vezes, nenhum dente de leite caiu ainda, e alguns pais até confundem o primeiro dente permanente com um dente de leite). Esse dente é o 1º Molar, um dentinho lá do fundo da boca, onde se os pais não tomarem cuidado, ele pode cariar (por sua anatomia desfavorável). Se uma criança já possuí um alto risco a cárie, já teve que fazer restaurações nos dentes de leite, a possibilidade desse primeiro dente permanente cariar também é gigantesca, e se não tomar o devido cuidado, ele pode ser até mesmo perdido! (já pensou perder um dente permanente logo na infância?). Com isso mente, é interessante ficar de olho na média de idade para a erupção (nascimento) dos dentes permanentes:

ORDEM DE ERUPÇÃO DENTES PERMANENTES

DENTESSUPERIORESINFERIORES
Incisivo Central7-8 anos6-7 anos
Incisivo Lateral8-9 anos7-8 anos
Canino11-12 anos9-11 anos
1º Pré-molar10-11 anos10-12 anos
2º Pré-molar10-12 anos11-13 anos
1ª Molar6-7 anos6-7 anos
2º Molar11-13 anos11-12 anos
3º Molar17-30 anos17-30 anos

E claro, nunca deixe de levar seu filho para um Odontopediatra. É nesses momentos que se não haver o devido cuidado e atenção, a criança pode passar pelo primeiro tratamento de canal para tentar salvar o dente permanente que não obteve os devidos cuidados. E se possível, insira seu filho em um Programa de Prevenção o quanto antes!