• maio 29, 2022
  • Dra. Mayra Fernanda
  • 0

A gengiva do seu filho sangra ao escovar os dentes ou quando come alguma coisa? Entenda a origem e tratamento para a gengivite

Alguns pais se assustam quando percebem sangue em alimentos, como maçãs, peras, pães, dentre outros alimentos um pouco mais duros. Quando a criança morde esses tipos de alimentos, e sangue é percebido na marca da mordida, isso é sinal de que uma gengivite está instalada, e ela deve ser acompanhada e tratada o quanto antes com um Odontopediatra.

Mas o que é a Gengivite?

A gengivite é uma doença inflamatória crônica, que afeta principalmente parte do tecido gengival ou da papila gengival. A causa dessa doença é a presença de placa bacteriana, que por sua vez, é causado pela higienização ━ escovação ━ ineficaz. 

Se demorado a tratar, a inflamação se espalha em volta do dente, resultando na destruição da gengiva e fibras colágenas do ligamento periodontal e absorção do osso alveolar ━ responsável de manter o dente firme no osso da maxila ou mandibula ━ e quando chegamos nesse ponto, a doença começa a se chamar periodontite.

O ciclo da gengivite é simples de se entender. O sangramento da gengiva é um sinal de que a escovação não está sendo eficiente.

Já ouviu falar de pessoas que perderam os dentes por causa de uma gengivite que virou uma periodontite por falta de cuidado? É exatamente porquê a inflamação destrói completamente o osso que firma o dente na boca, e quando ele fica totalmente mole – sendo segurado somente pela gengiva – ele não tem mais salvação.

Mas qual é o tratamento para a Gengivite?

Primeiramente, o Odontopediatra precisa controlar os microorganismos que estão em número maior dentro da boca do seu filho, causando essa gengivite – e esses microorganismos só aumentaram sua população devido a má higienização. 

Vamos relembrar que as bactérias que vivem em nossa boca são benéficas quando em número normal, pois elas fazem parte da nossa microbiota bucal. Porém, quando há uma má higienização, restos de alimentos ficam na boca, e isso também é alimento para essas bactérias, que aumentam rapidamente sua população e começam a causar problemas bucais.

Ou seja, primeiro será controlado esse microorganismos dentro da boca, e em conjunto, será ensinado a criança a maneira certa de higienização e mostrar a importância de escovar os dentes corretamente sempre após as refeições – não se esquecendo, é claro, do fio dental que deve ser passado diariamente.

Nunca se esqueça que a Gengivite não é brincadeira e deve ser tratada o quanto antes!

Yueyue Wang, Fengjiao Zeng, Xia Liu, Yuan Tian, Guohui Bai. Effect of a new mouthwash based on Tea polyphenols and chlorogenic acid on dental caries and gingivitis. Pharmacological Research – Modern Chinese, Medicine, Volume 3, 2022, 100109, ISSN 2667-1425.
 
Agouropoulos A, Twetman S, Pandis N, Kavvadia K, Papagiannoulis L. Caries-preventive effectiveness of fluoride varnish as adjunct to oral health promotion and supervised tooth brushing in preschool children: a double-blind randomized controlled trial. J Dent. 2014;42(10):1277-1283.