• maio 9, 2022
  • Dra. Mayra Fernanda
  • 0

Entenda o porquê tirar o aparelho ortodôntico em casa é prejudicial para seu filho!

Alguns pais, devido as queixas dos filhos, acabam tomando uma decisão sem consultar o Ortodontista responsável pelo tratamento: a de tirar o aparelho fixo (ou simplesmente parar com o uso do aparelho removível) sem supervisão dentro de casa.

Infelizmente, essa prática está tornando-se comum, principalmente devido a falta de diálogo entre os responsáveis, a criança/adolescente com o cirurgião-dentista especialista.

Um tratamento ortodôntico eficaz é aquele realizado até o final, usado devidamente pelo paciente, e higienizado muito bem para se evitar a cárie dentária ou a doença periodontal.

O aparelho removível ou o aparelho fixo devem ser retirados pelo profissional que iniciou o tratamento, para se evitar recidiva do problema e também acidentes domésticos.

Vamos falar um pouquinho dos problemas que podem acontecer se o aparelho de seu filho for retirado sem supervisão de um profissional?

Atraso no Tratamento

A principal e mais importante, o atraso no tratamento ou até mesmo sua recidiva no momento que o aparelho fixo ou removível é retirado (ou parado de usar) sem a supervisão do profissional. Todo tratamento deve ter um início, meio e fim, e é importantíssimo uma conversa franca e sincera com o cirurgião-dentista. O profissional tem o dever de apresentar o plano de tratamento (e suas opções) e de uma previsão de finalização de tratamento (com a colaboração do paciente, claro) e o paciente tem o dever de fazer o uso do aparelho como recomendado pelo profissional para que o tratamento proposto seja devidamente cumprido.

Fratura Dentária

Usando o aparelho fixo de exemplo (tipo braquetes), é muito comum que pacientes usem algum alicate não apropriado para o procedimento dentro de casa para remover os braquetes. Essa prática é tremendamente perigosa, pois o uso de alicate não apropriado e a falta da técnica pode ocasionar fratura de esmalte, e até mesmo cortes dentro da boca (que pode ocasionar uma infeção por não estar esterilizado!).

Incômodo na mucosa

Devido a remoção do aparelho fixo (tipo braquete), a resina de colagem não sai junto, ficando grudado no dente, e somente a alta rotação do cirurgião-dentista é capaz de remover toda a resina residual e também de realizar o polimento dentário após sua remoção. Essa resina pode machucar a mucosa, e não só isso, com o passar dos dias, ela irá pigmentar e dar um aspecto amarelado nos dentes.

Com todas as informações devidamente explicadas, deixo aqui uma dica caso o desespero de seu filho seja grande quanto a retirada do aparelho sem supervisão de um profissional: troque de ortodontista se for o caso, converse sobre outros planos de tratamento que possa ser mais confortável para seu filho (uma boa substituição aos braquetes, dependendo do tipo de problema dentário, pode ser resolvido com o alinhador invisível da Invisalign). Faça isso, mas não tome decisões sem a supervisão de um profissional, jamais.