Seu filho ronca durante a noite? Cuidado, ele pode ser um respirador bucal!
A Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS) pediátrica é uma doença bastante prevalente e que pode deteriorar em vários aspectos da saúde geral de seu filho. O tratamento para SAHOS é multidisciplinar (envolvendo o médico pediatra, fonoaudiólogo e ortodontista). Cabe ao Ortodontista prevenir, interceptar ou corrigir as más oclusões, assim como também atuar no crescimento maxilomandibular com o uso de aparelhos ortopédicos, com o intuito de devolver a forma e a função normal do desenvolvimento do sistema estomatognático de seu filho.
Se seu filho ronca, papais, fiquem tranquilos, o intuito dessa matéria não é assustá-los, mas sim conscientizá-los da importância de levar seu pimpolho para um profissional qualificado para tratar de maneira conservadora antes que ele chegue na fase adulta e precise de uma cirurgia.
Ao levá-lo para um Ortodontista, o mesmo pedirá vários exames para se certificar de que seu filho é ou não um respirador bucal. Se for confirmado isso através do exame de raio-X, outros exames também serão realizados, e esses serão pedidos por um Otorrinolaringologista que seu Ortodontista encaminhou seu filho. Entenda que, essa multidisciplinaridade de profissionais é essencial para um tratamento eficaz, pois o Ortodontista será responsável por tratar seu filho com aparelhos ortopédicos, e o Otorrinolaringologista de verificar se mesmo com o tratamento Ortodontico, uma cirurgia não será necessária ainda na infância (mas fiquem calmos, papais, é uma cirurgia bem simples, rápida e de riscos mínimos).
Há casos e casos. Cada criança tem sua singularidade, e enquanto com umas o tratamento ortopédico é o bastante, outras precisam do tratamento ortopédico e ainda de uma cirurgia para tratar da apnéia do sono. Não só isso, em muitos casos, a criança também precisa ser encaminhada para um Fonoaudiólogo para finalizar toda a terapia.
O que muitos pais perguntam é: o que acontece se a criança que tem apnéia do sono não trata dessa enfermidade? Acontece o seguinte:
- Problemas em dormir (acorda várias vezes durante a noite);
- Problemas de aprendizado (criança que não dorme bem, tem dificuldade escolar);
- Irritação;
- Choro;
- Problemas cardiovasculares (a apnéia é a dificuldade de respirar devido a posição na cama);
- Cirurgias mais arriscadas na fase adulta se essa doença não for tratada na infância.
Com isso em mente, fiquem sempre de olho no sono de seus filhos, e sempre que notarem algo fora do normal, não busquem formas de tratamento em Facebook, Google ou Instagram, levem-o para um especialista.