• março 2, 2022
  • Dra. Mayra Fernanda
  • 1

Nascimento Precoce dos Dentes de Leite: É normal um recém-nascido ter dente?

Você já viu um bebê nascer com um dentinho na boca, ou até mesmo um dentinho nascer cedo demais? (primeiras semanas de vida). Parece loucura, ou até mesmo algo “grave” para alguns pais, mas tudo não passa de uma variação de desenvolvimento.

Os dentes natais (o bebê já nasce com um dentinho, ou o mesmo irrompe horas após o nascimento) são três vezes mais comuns do que os dentes neonatais (o dentinho nasce na boca do bebê semanas após o nascimento). A incidência de dentes natais e neonatais varia de um a cada 2 mil nascimentos (1:2.000) e um a cada 3 mil e 500 nascimentos (1:3.500), respectivamente. 

Apenas 1% a 10% dos dentes natais e neonatais são supranumerários (quando é um dente a mais do comum). Mais de 90% dos dentes natais e neonatais são dentes decíduos (dente de leite) erupcionados prematuramente. Os dentes supranumerários devem sempre ser extraídos, mas a decisão de extrair um dente natal normal deve ser feita levando em consideração as complicações locais ou gerais e a opinião dos pais.

Nesses casos excepcionais, é mais comum nascer um incisivo central na mandíbula (arcada inferior), seguido por incisivos centrais superiores (maxila), caninos ou molares inferiores e caninos ou molares superiores em ordem decrescente.

Geralmente, quando os pais procuram um Odontopediatra, a queixa nem sempre é somente o aparecimento desse dentinho de forma precoce, mas também diversas dificuldades, como dor ao amamentar e/ou a recusa da própria criança, devido ao dente natal ou neonatal. 

O importante sempre é ter uma conversa séria com o Odontopediatra de seu bebê, pois somente um diagnóstico correto irá direcionar para o tratamento ideal: tirar o dentinho, ou manter esse dentinho. E muito além, os cuidados precoce dos pais quanto a esse dentinho se a conduta final for preservá-lo ao invés de retirá-lo. 

Zhu J, King D. Natal and neonatal teeth. ASDC J Dent Child. 1995;62:123–128.

Cunha RF, Boer FA, et al. Natal and neonatal teeth. Pediatr Dent. 2001;23(2):158–162.

Friend GW, Harris EF, et al. Oral anomalies in the neonate, by race and gender, in an urban setting. Pediatr Dent. 1990;12(3):157–161.

Kates GA, Needleman NL, et al. Natal and neonatal teeth: a clinical study. J Am Dent Assoc. 1984;109:441–443. doi: 10.14219/jada.archive.1984.0415.