• abril 26, 2021
  • Dra. Mayra Fernanda
  • 0

Momento “fiquem espertos”: Saiba identificar más oclusões em seu filho

Você já notou a maneira como seu filho(a) morde os alimentos? Alguma vez percebeu que os dentinhos não parecem se encaixar direito? Se você já percebeu isso, está aí um primeiro sinal de alerta: “agende uma consulta com um Ortodontista!“.

A mordida aberta é uma das más oclusões mais comuns dentro do consultório do Odontopediatra e do Ortodontista. Essa má oclusão é causada por hábitos de sucção, como chupar o dedo ou a chupeta.

Como já explicado anteriormente, a Ortodontia Preventiva é uma grande aliada dos papais, pois todo tratamento realizado de maneira precoce e no tempo adequado, poderá ou resolver todo o problema do seu filho, ou minimizar muito bem o problema dele naquele momento (alguns tratamentos na infância são essenciais para minimizar o uso de aparelhos corretivos na adolescência).

Se seu filho participa do programa de Prevenção, não se preocupe, o Odontopediatra sabe a hora certa de indicar um Ortodontista para seu filho. Porém, se seu filho não participa de um programa de Prevenção, se atente aos sinais de que ele precisa visitar logo um Ortodontista:

Mordida Cruzada Anterior. Você percebe que seu filho “morde para frente”, e geralmente é genético (existem pessoas na família que mordem ou morderam assim).

A mordida cruzada anterior é comum em crianças onde os pais, avós ou outros parentes também sofreram com esse tipo de mordida. Na grande maioria das vezes é genético (e nesses casos, a criança precisa tratar antes da famosa fase do “estirão do crescimento”). Há casos onde o problema não é genético, e é mais simples de tratar, e somente o Ortodontista saberá diagnosticar e tratar desse problema.

Mordida Cruzada Posterior. Repare nos dentes do fundo do lado esquerdo da foto. Os molares de cima estão “atrás” dos de baixo.

A mordida cruzada posterior também é comum em crianças onde algum familiar também já sofreu com o problema, mas é comum também que algum dentinho de leite caiu antes da hora e acabou bagunçando toda a estrutura e ordem dos demais (isso também pode acontecer na mordida cruzada anterior, e somente uma anamnese detalhada com o Ortodontista ditará a sequência do tratamento).

Os tratamentos para esses casos é diferente dependendo da etiologia (causa dessa “mordida errada”), se é genético ou se é por uma perda precoce de um dentinho de leite; é isso que determinará o tempo e tipo de tratamento.

Não se esqueça, o ideal é levar seu filho para uma consulta com um Ortodontista com 5 anos de idade!

Glossário

Etiologia: causa de uma doença

Má oclusão: mordida errada

Prevenção ou Programa de Prevenção: Consultas realizadas 4 vezes ao ano, de 3 em 3 meses com o Odontopediatra, onde o mesmo fará um exame minucioso em cada dente do seu filho para se certificar de que não há nenhuma lesão de cárie, e também, fará aplicação tópica de flúor para fortalecer o esmalte do dente.

Esmalte: Tecido ricamente mineralizado do dente. Sua estrutura lembra a estrutura dos ossos.