A importância de introduzir o fio dental para seu filho logo no primeiro dentinho
O nascimento do primeiro dente de leite (dente decíduo) é um evento cheio de alegria para os pais, e também, seguido de muito incômodo aos mesmos devido a irritação que alguns bebês podem ter.
O que as vezes passa desapercebido, ou até, alguns pais não tem o conhecimento, é a importância de introduzir o fio dental na vida do bebê logo quando a coroa do primeiro dentinho já erupciona (nasce) por completo.
Existe um mito ainda muito grande entre os pais, principalmente os de primeira viagem, de que não precisa passar fio dental no bebê e na criança, pois é “só um dente de leite” – mas isso é um ditado popular, e não deve ser levado a sério. O dente de leite é tão importante quanto o dente permanente (os famosos “dente de adulto”), pois ele é um guia para a erupção (nascimento) dos futuros dentes na arcada da criança.

Se você não conseguir usar o fio dental comum, não tem nenhum problema! Existem passa-fio infantil no mercado para facilitar o trabalho dos pais a começarem a passar em seus filhos, e dessa forma, construir uma rotina de higiene bucal mais elaborada. O fio dental nada mais é do que um complemento após a escovação dentária (e sim, mamãe e papai, se seu filhote(ota) tiver somente um dentinho, o fio dental ainda precisa ser passado!). A escova de dente vai remover toda a placa bacteriana envolvendo o dente, e o fio dental ira retirar a placa entre os sulcos gengivais da criança, local onde as cerdas da escova de dente não alcançam.

E o por último e não menos importante, crie uma rotina de saúde bucal com seu filho desde cedo. Se você acostuma seu bebê a passar fio dental desde cedo, no início ele ou ela pode chorar, fazer manha, não deixar você colocar na boca, mas isso é preciso muita paciência, pois a criança teme o desconhecido, e ela precisa entender e ver que o fio dental não a machuca e faz parte da vida diária dela. Você verá que terá menos dificuldade nesses momentos de escovação conforme seu filho(a) crescer, pois quanto mais cedo os pais criarem uma rotina, melhor as crianças se adaptam e levam isso para o resto de suas vidas.