• maio 12, 2021
  • Dra. Mayra Fernanda
  • 0

Bebês podem usar pasta de dente com flúor? Podem sim!

Muitos pais ainda tem dúvidas quanto ao uso da pasta de dente em seus filhos abaixo dos 2 anos de idade, e a verdade é que, o flúor é um dos componentes importantes para a prevenção da cárie dentária, e seu uso tópico é extremamente útil.

Existem no mercado três tipos de pastas dentais infantis:

  • Pasta Dental sem flúor;
  • Pasta Dental com flúor (500ppm)
  • Pasta Dental com flúor (1100ppm)

E por existir essas três opções, alguns pais se confundem se não costumam levar o filho para um Odontopediatra, pois esse é o profissional que lhe indicará a pasta ideal para seu filho.

Não sigam também instruções de amigos e familiares que falam “usei essa pasta no meu filho porquê o Dr. indicou”, pois essa indicação foi específica para o filho dessa pessoa, e para seu filho pode ser diferente. A pasta dental sem flúor é indicado para bebês – por conta de sua incapacidade de cuspir a pasta após escovar os dentinhos – porém, essa indicação é feita pelo Odontopediatra quando o mesmo monta um programa de prevenção onde a mãe e o pai irão aplicar flúor tópico nos dentinhos do filho diariamente ou semanalmente (e esse flúor, com concentração específica, somente o Odontopediatra tem para fornecer aos pais).

Ou seja, se um bebê está usando pasta sem flúor, é porquê ele está sendo tratado com flúor tópico diariamente (0,05% de concentração) ou semanalmente (0,2% de concentração), tudo acompanhado pelo Odontopediatra da família. Por isso cada caso é um caso.

Pais que não conseguem inserir o filho em um programa de prevenção, é ideal que o bebê use pastas dentais com 1100ppm de flúor, e que os pais coloquem a quantidade de pasta certa – um grão de arroz – pois bebês não entendem o que é cuspir.

Já a pasta dental com concentração de 500ppm, não é mais indicada (tanto que é mais difícil de a encontrar no mercado). Estudos mostram que a pasta de dente com concentração de 500ppm não cumpre sua função no esmalte do dente quanto a de 1100ppm, e também, que sua ingestão não é suficiente para causar a Fluorose Dentária. Lembrando que a quantidade de pasta colocada na escovinha é etapa mais importante (tamanho de um grão de arroz na escovinha). Mas se possível, leve seu filho para uma consulta com um Odontopediatra, só ele saberá indicar a pasta ideal para seu bebê (não vá na dos outros, tenha um acompanhamento específico para seu filho).

Agora, as pastas infantis com concentração de 1100ppm são indicadas já para crianças até os 10 anos de idade, pois a partir dessa idade, a pasta com concentração de 1450ppm (as de adulto) já podem ser utilizadas.

Vale lembrar que a concentração de flúor pode ser achada facilmente em “Ingredientes” que está no verso da caixa da pasta de dente. Sempre fiquem de olho!

E nunca se esqueçam, levar seu filho para um Odontopediatra é sempre o ideal!