• abril 26, 2021
  • Dra. Mayra Fernanda
  • 0

Ortodontia & Odontopediatria: porquê tantas pessoas acham o tratamento caro

É muito comum acontecer de ouvirmos murmúrios de pais sobre “odontopediatras & ortodontistas serem tão caros”, e tudo isso depende de ponto de vista e também de prioridades. Geralmente, as pessoas costumam achar caro aquilo que elas pagam e não veem resultado – pelo menos, acham que não estão vendo.

A questão principal é o diálogo entre o cirurgião-dentista e o paciente (nesse caso, os responsáveis pelo mini-paciente), para que entenda o que o cirurgião-dentista está fazendo. Numa clínica de Prevenção por exemplo, se a criança está inserida no programa desde bebê, nunca faltou as consultas, e os pais seguiram a risca todas as instruções do Odontopediatra, essa criança não terá cárie, não terá uma doença periodontal – sua saúde bucal é completamente satisfatória, e vendo o filho com 12 anos, sem nenhum problema, alguns pais chegam a pensar “caramba, eu paguei tão caro esse programa de prevenção e meu filho nunca nem mesmo fez uma restauração“.

Para alguns pais, o “ver resultado” é ver uma restauração na boca do filho, e não o fato do filho nunca ter precisado de uma.

Crianças criam hábitos que levam para a vida toda. Quem acostuma a cuidar dos dentes desde a infância, leva isso para a vida toda.

Vocês imaginam o porquê uma criança inserida num programa de Prevenção nunca teve uma cárie? Porque ela visitou o Odontopediatra pelo menos 4 vezes ano desde seu nascimento. Essa criança foi acompanhada de perto, obteve todas as interceptações necessárias no tempo certo para que tudo ocorresse da melhor maneira possível. Uma criança na Prevenção, é encaminhada ao Ortodontista quando é necessário o uso de uma Ortodontia Preventiva por exemplo.

Uma criança que teve esse acompanhamento, obteve conhecimento da importância de se escovar bem os dentes, usar o fio dental e sempre cuidar do que ela precisa para mastigar seus alimentos. Crianças aprendem muito mais rápido do que os adultos, e também, é na infância que adquirimos hábitos para a vida toda.

Traduzindo: se a criança está acostumada a cuidar da saúde bucal desde a infância, isso será levado para a vida adulta (diminuindo o problema com a cárie, doença periodontal, necessidades com restaurações, tratamentos de canal, exodontias e até necessidade de próteses).

Prevenção não é caro, pense na economia que seu filho terá na idade adulta, em nunca precisar gastar com tratamentos restauradores por dentes mal cuidados na infância e adolescência. Pense em traumas que seu filho nunca terá, pense que seu filho verá o cirurgião-dentista como alguém importante em sua vida, alguém que cuida da saúde bucal dele.

Visitar o Cirurgião-Dentista regularmente, logicamente, não controla eventos impossíveis de serem evitados, como traumas ocasionados por acidentes, por exemplo.

E quanto ao Ortodontista? Por que usar aparelho é tão caro?

Os materiais odontológicos são caros. São materiais para esterilizar, materiais descartáveis, custo com funcionários, contas pelo funcionamento do consultório – os gastos do especialista em Ortodontia são muitos altos. Não só isso, mais quanto maior a formação e conhecimento do cirurgião-dentista especializado, maior também será seu honorário, pois os gastos com faculdade e pós-graduação na Odontologia são altíssimos, e um cirurgião-dentista atualizado será o mais apto a diagnosticar e tratar seu filho de maneira diferencial.

Valorize o cirurgião-dentista que estudou muito e continua estudando mesmo após 10-20 anos de formado, pode ter certeza de que esse profissional se destaca em sua área de foco.