• maio 18, 2022
  • Dra. Mayra Fernanda
  • 1

Mau hálito em crianças: entenda as causas e como o tratamento pode ser realizado

A halitose (popularmente chamada de “mau hálito”) é um mal que pode ocorrer em qualquer idade, seja bebês, crianças, adolescente ou adultos. A causa da halitose pode ser ocasionada por doenças auriculares (no ouvido), na garganta (caseum nas amígdalas), problemas no estômago e até mesmo problemas respiratórios.

O mau hálito em crianças é sempre percebido pelos pais ou responsáveis, e ele não deve ser ignorado.

O mau hálito não deve ser ignorado, pois ele é um aviso que alguma coisa está errada, e os pais ou responsáveis precisam buscar por um diagnóstico para um tratamento adequado. Observe a lista de profissionais que devem ser procurados para descobrir a origem desse problema:

  • Odontopediatra;
  • Otorrinolaringologista;
  • Gastroenterologista.

Qualquer um desses profissionais da saúde são capazes de diagnosticar a origem do mau cheiro, e se não tratado com sua especialidade, eles irão encaminhar ao profissional da saúde capaz para tal. Agora, aqui é um blog sobre Saúde Bucal Infantil, e eu não poderia finalizar essa matéria sem antes mostrar o que pode ocasionar o mau hálito se tratando da competência do Cirurgião-Dentista diagnosticar, tratar e ensinar a prevenir o problema:

  • Má escovação da língua (a língua fica esbranquiçada);
  • Má escovação dos dentes (tártaro e inflamação gengival).

Importante salientar que na maioria dos casos (quase 90%) o mau hálito se origina na cavidade bucal, sendo resultado do metabolismo das bactérias que estão em maior quantidade (pela falta de higiene) na língua, na saliva e na gengiva (onde o metabolismo dessas bactérias liberam compostos voláteis de enxofre).

Referências

Sezen Erhamza T, Ozdıler FE. Effect of rapid maxillary expansion on halitosis. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2018;154(5):702-707.
Nalçaci R, Sönmez IS. Evaluation of oral malodor in children. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod. 2008;106(3):384-388.
Lin MI, Flaitz CM, Moretti AJ, Seybold SV, Chen JW. Evaluation of halitosis in children and mothers. Pediatr Dent. 2003;25(6):553-558.