Entenda a importância de escovar a boca do bebê desde seu primeiro dentinho
Muitos pais ainda acham que não há necessidade alguma de higienizar a boca do bebê simplesmente pelo mesmo não ter nenhum dente ainda, enquanto outros acreditam que bebês não podem ter cárie.
Cuidado com essas informações, papais! Pois bebês precisam ter uma rotina de cuidados com a higiene oral desde o primeiro dentinho – além de adquirir o hábito de higienização desde os primeiras semanas de vida.
Mesmo que o bebê ainda não tenha dente, é importante que o hábito de higienizar a boca seja apresentado o quanto antes, pois bebês precisam se acostumar com tudo o que é novo, e enquanto uns podem ser bonzinhos e permitir que os pais coloquem a mão em sua boca para limpar, outros podem ser mais irritadiços e assustados, chorando e não permitindo que chegue perto da boca. Isso pode mudar facilmente com a paciência dos pais de fazer esse processo todos os dias, até que o bebê entenda que aquilo é parte da vida dele, e quando seu primeiro dentinho nascer, ele não irá dar nenhum trabalho quando a primeira escova de dente tornar-se seu fiel aliado contra a cárie dentária.
E além disso, a massagem que você realiza com a gaze na boca do bebê até mesmo pode aliviar aquela coceira chata que ele sente pelo nascimento dos dentinhos. Legal, não?
Ainda há controversas em estudos científicos sobre os benefícios e malefícios em higienizar a boca do bebê ainda sem nenhum dente na boca, e é por isso que não é recomendado que “esfregue” com força a gengiva do bebê, pois o intuito principal nessa higienização é a introdução ao hábito, portanto, que o bebê tenha tempo de se acostumar até que sua primeira escovinha de dente seja usada com o nascimento de seu primeiro dentinho de leite (assim, dando pouco trabalho aos papais no momento da higienização “para valer”).
Como limpar a boca do bebê com a gaze
1 – Deixe seu bebê confortável, de preferência, sentado em seu colo;
2 – Enrole uma compressa de gaze no dedo indicador;
3 – Reserve um copo de água mineral ou fervida e deixe em temperatura ambiente – para molhar a gaze e higienizar a gengiva do bebê;
4 – Massageie a gengiva do bebê de “trás para frente”, com o intuito de tirar a sujeira e não apenas a mudar de lugar;
5 – A massagem na gengiva não só irá limpar a boca do seu bebê, como também melhorar a irritação local por conta dos dentinhos que estão nascendo;
6 – Esse processo deve ser feito até o nascimento do primeiro dente de leite, onde o bebê já terá que ter uma escovinha.
E quando eu introduzo a escova de dentes?
Quando o primeiro dente de leite nascer. Clicando aqui você pode ler uma matéria que explica qual a escova de dente ideal e também qual a pasta de dente e a quantidade ideal para seu filho.
Nunca se esqueçam, todo hábito que você insere na vida de seu filho será levado para a vida toda. Se ele é acostumado a fazer sua higiene oral desde pequeno, menos trabalho ele lhe dará durante seu crescimento na segunda infância e na adolescência.