• agosto 26, 2021
  • Dra. Mayra Fernanda
  • 2

Crianças podem fazer clareamento? Qual é a idade ideal para que o clareamento dental possa ser indicado?

Alguns pais chegam ao consultório odontológico com uma queixa que o Cirurgião-Dentista especializado em Odontopediatria não espera muito: “os dentes do meu filho estão muito amarelados, tem como clarear?“.

Os pais notam a diferença de cor logo com o nascimento dos incisivos permanentes. Os dentes permanentes se destacam frente aos dentes de “leite”.

A verdade é que, os dentes naturais são amarelados, e isso faz com que os pais se assustem com a cor; e não só isso, acham até mesmo que a criança necessita de uma limpeza (raspagem) nos dentes.

Os dentes decíduos, popularmente chamado de “dentes de leite“, não recebe esse nome a toa. O nome refere-se a sua cor branca-perolada, que destacasse facilmente em qualquer ambiente. Com isso, quando os incisivos permanentes começam a nascer, os pais se assustam com a cor amarelada, achando que ou a criança precisa de uma limpeza ou questionando se um clareamento poderia ser feito para “deixar mais bonito”.

As crianças não devem realizar clareamento dentário, não até que toda a troca de dentição seja feita, como também que a mineralização no esmalte do dente recém erupcionado esteja completamente finalizado. Em estudos clínicos, quando há a realização de clareamento dental em crianças – ainda em dentição decídua – o caso é específico: trauma dental seguido de escurecimento do esmalte.

Quanto a cor que incomoda os pais, paciência. O destaque dos dentes amarelados se dá por conta dos dentes de leite (contrasta de cores), e logo que toda a troca de dentição for feita, esse contraste vai desaparecer, e os dentes amarelados logo vão suavizar. O mais importante disso tudo é: não fale isso para seus filhos, geralmente, as crianças não notam esse tipo de coisa – muitas vezes são os comentários dos pais que fazem com que a criança passem a se incomodar com isso.

Com isso em mente, é importante que os pais saiam daqui sabendo que:

  • Clareamento Dental em crianças com nenhum tipo de trauma dentário, escurecimento por trauma, não é indicado;
  • Clareamento Dental é indicado após toda a troca de dentição, geralmente após os 13-16 anos;
  • Não destaque para seu filho que “o dente amarelado está feio”, se a criança não se incomodar, não há porquê destacar.

Referências

Hirata R. Clareamento de dentes vitalizados: situação clínica atual. J Bras Odontol Clin. 1997; 1(1): 13-21.
Goldstein RE. Clareamento de dentes manchados. In: Goldstein RE. Estética em odontologia. São Paulo: Santos; 2000. p. 245-76.
Gontijo IT. Avaliação in vitro de técnicas de claremento em dentes decíduos, tendo como variável a fonte de energia catalisadora: laser de diodo e fotopolimerizador[dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2004.
Kramer PF, Zembruski C, Ferreira SH, Feldens CA. Traumatic dental injuries in Brazilian preschool children. Dent Traumatol. 2003; 19(6): 299-303.