• abril 25, 2021
  • Dra. Mayra Fernanda
  • 2

A fase da chupeta: qual o momento ideal de retirar ela da vida de seu filho

Algo muito dolorido aos pais e seus filhos é a hora de tirar a chupeta. A criança chora, fica ansiosa, perde o sono e isso faz com que os pais pensem muito antes de tirar a chupeta, e chega até mesmo a devolver a chupeta, ao ver o quão aquilo fez mal ao filho(a). Esse momento precisa ser analisado de maneira individual, e não é algo da noite para o dia, é necessário tempo e paciência dos pais com a criança.

A chupeta é boa e mal (tudo depende da frequência e o tempo de uso), pois seu uso na vida da criança lhe traz segurança e diminui sua necessidade de sucção. Porém, seu uso prolongado (passando dos 5 anos de idade) pode ocasionar uma má oclusão que chamamos de mordida aberta, e essa má oclusão pode ser interceptada se a chupeta for retirada da criança antes dos 5 anos de idade. Para se evitar um tratamento um pouco mais demorado, é necessário retirar a chupeta da criança antes do nascimento dos primeiros dentes permanentes (os dentes de “adulto”).

A característica mordida aberta. Uma má oclusão comum em crianças que usam muito a chupeta e/ou chupam o dedo.

Se os pais já compreendem que qualquer ato de sucção (chupar o dedo, chupeta ou outro objeto que a criança se apegue) é um hábito que precisa ser retirado no tempo certo, não há nenhum problema em dar a chupeta ao seu filho ainda bebê. Alguns pais dão por achar “bonitinho”, outros porquê dizem acalmar a criança (e acalma os pais também!), e isso é completamente compreensível, o que não pode acontecer, é deixar a criança criar uma dependência da chupeta e você perder o controle disso.

Aparelho com Grade Palatina de Aço (modelo removível e modelo fixo).

Tirar um hábito que a criança carrega desde bebê não é nada fácil, então não tente fazer isso da noite para o dia. Tire aos poucos. Quando seu filho estiver dormindo profundamente por exemplo, tire a chupeta de sua boca. Se seu filho é acostumado a chupar chupeta o dia todo, combine com ele horários como “de tarde não pode chupar chupeta, só de manhã”, conforme você diminui a frequência do hábito, mais fácil será tirar a chupeta completamente da vida da criança. Outra tática bacana também é tirar a disponibilidade da chupeta. Alguns pais parecem temer nunca ter a chupeta quando precisa, e compram tantas que sempre tem uma no carro, na bolsa ou na casa dos avós. Diminua essa disponibilidade, se a criança pedir, sempre diga “só quando chegar em casa”, mostre a ela que a chupeta já não estará mais disponível como antes. O início pode ser dramático (muito chororô), mas não desista, crianças são muito maleáveis, basta ter paciência e saber lidar com seus momentos de birra.

E quando o assunto é o dedo? Bom, nessas horas um Ortodontista será essencial! Existe um aparelho fixo que colocamos na boca da criança com uma grade de aço (isso impede a criança de colocar o dedo, pois muitas colocam por força do hábito, e a grade vai lembrá-la que não pode mais). Claro que os pais também serão essenciais, pois algumas crianças arranjam um jeitinho de colocar o dedo na boca em posições diferentes, e é nessa que os pais precisam ficar de olho para dar uma “bronquinha”.

Converse bastante com um Pediatra e um Odontopediatra, ambos irão trabalhar juntos com você nessa, e caso necessário, um Ortodontista participará também. Lembre-se, essa “mordida aberta” pode se corrigir sozinha se você retirar completamente o hábito de sucção do seu filho antes dos 5 anos de idade.

RESUMO DO MOMENTO IDEAL

  • Antes dos 5 anos;
  • Diminuir primeiro a frequência para não ser “traumatizante/estressante” para a criança;
  • Retirar completamente quando perceber que a criança não sente mais falta.