Bico de silicone para amamentação: o que toda mãe precisa saber
O aleitamento materno traz muitos benefícios para a mãe e ao bebê, pois favorece não só o desenvolvimento das funções estomatognáticas do recém-nascido como também estabelece um estímulo adequado aos músculos faciais.
Muitas mães acabam frustradas quando não conseguem amamentar seus filhos através da amamentação direta, e isso acaba trazendo a tona os famosos bicos de silicone como uma alternativa para essas mães que querem continuar na amamentação – não cedendo para fórmulas na mamadeira.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que que o bebê seja amamentado por pelo menos até os 6 meses de idade, e após isso, caso a mãe precisa voltar as atividades profissionais, a mesma pode armazenar seu leite para que a criança seja alimentada com uma mamadeira de colher, por exemplo. É importante que os pais evitem ao máximo o uso de mamadeiras convencionais, pois ela facilita demais a sucção do leite para a criança, fazendo com que a mesma comece a recusar a amamentação direta (peito) e prejudique o desenvolvimento da musculatura orofacial.
Por conta desse cuidado com o desenvolvimento da musculatura orofacial, é importante que as mães tentem ao máximo a amamentação direta, e se esse ato for interligado com dor para as mamães, uma das alternativas é o uso de bico de silicone – que podem aliviar a sensibilidade dolorosa.
Há vários motivos que podem levar a essa sensibilidade dolorosa dos bicos, e uma delas é a criança não conseguir fazer a sucção de maneira correta. É importante salientar que um fonoaudiólogo nesses casos é importantíssimo, pois o profissional é qualificado para auxiliar as mamães quanto a amamentação e também em como ajudar o pimpolho a mamar de maneira correta, e assim, não machucando o bico dos seios. Mesmo assim, se o processo for doloroso demais para as mamães, o mesmo profissional irá ajudar quanto a escolha do bico de silicone ideal.
Existem diversos no mercado, e mamães, não se deixem levar pelos valores. É importantíssimo que os bicos de silicone sejam anatômicos e fiquem firmemente aderidos no bico dos seios, e que também, não dificulte ainda mais a sucção da criança. Os bicos de silicone são itens de auxilio para mães em ocasiões específicas, não usem sem aconselhamento de um especialista.
Lembre-se:
- O ato de sucção feito pela criança durante a amamentação é de extrema importância para o desenvolvimento de sua musculatura orofacial;
- Existem diversos bicos de silicone no mercado, mas sempre converse com um especialista sobre qual é o ideal para você;
- Não sinta dor para amamentar, procure um especialista para ajudá-la. Passar o próprio leite materno no bico é uma ótima tática para hidratá-lo e diminuir a sensação dolorosa.
Referências
Varandas CPM, Campos LG, Motta AR. Adesão ao tratamento fonoaudiológico segundo a visão de ortodontistas e odontopediatras. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [Internet]. 2008;13(3):233-9.
Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso: Método Canguru. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
Silva, BCL, Cruz LCL. Uso de fórmula infantil, bicos artificiais e aleitamento materno exclusivo: perfil de nutrizes adolescentes atendidas em um banco de leite humano. TCC (Bacharelado em Nutrição). Faculdade Pernambucana de Saúde. 2018.
Santos, CMA, Lieberenz, L. Aleitamento materno e a introdução precoce de alimentos sólidos. Revista Brasileira de Ciências da Vida, v. 5, n. 4, p. 17-17, 2017.