- novembro 26, 2022
- Dra. Mayra Fernanda
- 0
Qual a importância da documentação ortodôntica e para que serve todos os exames? Entenda!
A documentação ortodôntica são exames complementares obrigatórios para qualquer tipo de planejamento e tratamento na área da Ortodontia especializada.
É através dela que o cirurgião-dentista especializado em Ortodontia irá fazer o estudo do caso em individual (pois ninguém é igual a ninguém, e o tratamento precisa ser individualizado sempre) e apresentar ao paciente planos de tratamentos para que o mesmo escolha o que achar melhor para si.
O Ortodontista especializado precisa de todos os exames para que seja possível lhe apresentar os planos de tratamento possíveis para determinado caso
Infelizmente, o que anda acontecendo é que muitos profissionais pedem somente a radiografia panorâmica para iniciar o tratamento ortodôntico, porém, essa radiografia não é suficiente para que o plano de tratamento seja realizado, muito menos nos mostra muita coisa.
Por isso, o intuito desta matéria é lhes explicar todos os exames que precisam ser feitos e a importância de cada um:
A radiografia panorâmica nos permite observar todos os dentes presentes na boca (os permanentes e os de leite). É possível também observar anomalias de número, forma e agenesias (quando um dente simplesmente não é formado, ou seja, ele não existe).
Não é possível observar a posição das raízes dos dentes com precisão, nem se há presença de cáries dentárias e nem mesmo reabsorção radicular em seu estágio inicial.
Um dos exames mais importantes na ortodontia é realizado quando se tem a teleradiografia de norma lateral, e esse exame se chama cefalometria.
Neste exame é possível medir as angulações e sentido de crescimento de maxila e mandíbula.
No caso de crianças, também é possível determinar a fase do crescimento ao observar o formato da terceira vértebra cervical (que ajuda a determinar o tipo de abordagem no tratamento ortodôntico).
A radiografia panorâmica não nos mostra com detalhes a situação das raízes dos incisivos superiores e inferiores, e é por isso que uma radiografia periapical destes dentes é realizada. É importante saber a posição destas raízes para uma correta colagem dos braquetes ortodônticos (os famosos aparelhos com borrachinhas).
As fotos intrabucais são para que Ortodontista e o paciente saibam como estava os dentes antes de realizar o tratamento ortodôntico. Desta forma, é possível fazer um antes e depois após a finalização do tratamento.
As fotos extrabucais são para que o Ortodontista faça a análise facial do paciente, e desta forma, planejar o plano de tratamento a fim de: ou preservar o formato facial da pessoa ou até mesmo fazer mudanças aprovadas pelo próprio paciente.
As fotos oclusais são para que o Ortodontista analise o formato da arcada dentária do paciente (e isso influência na abordagem no plano de tratamento).
O modelo de estudo serve para que uma cópia exata da boca do paciente fique guardada como arquivo.
Esse é o que chamamos de “Modelo 0”, ou seja, o que era originalmente antes do tratamento.
Lembrem-se sempre, a ortodontia precisa ser levada a sério para que problemas ou insatisfação não ocorram. Procurem sempre por um profissional especializado!